Teste A/B
O Teste A/B é o método mais utilizado para realizar testes de usabilidade em lojas virtuais. Ele permite, por exemplo, comparar os resultados em vendas para duas versões de design do site, a versão A e a versão B.

As diferenças entre as versões podem ser pequenas, como por exemplo, a cor e a posição do botão Comprar. Ou as diferenças podem ser enormes, afetando todo o design da loja (cores, fontes, botões, textos etc).

O Teste A/B permite responder de forma direta a dúvidas comuns, tais como:
  • Será que a nova versão do site vai aumentar as vendas da loja?
  • Será que o novo menu de navegação vai aumentar a retenção dos visitantes?
  • Será que aumentar o botão Comprar e deslocá-lo para baixo do preço vai melhorar o funil do checkout?
  • As duas versões apresentadas pelo meu webdesigner ficaram ótimas, mas qual proporciona mais vendas?
  • Será que o novo design da loja está 100% funcional?
Para utilizar este recurso, será necessário enviar os arquivos HTML e as imagens que compõem o design da loja, acrescentando no nome de cada arquivo o prefixo Abt (de A/B Test).

Exemplos: AbtHome.htm, AbtEstiloProduto.htm, AbtLojaSite.css, AbtBotCarrinho.png etc.

Clique aqui para ver a lista completa dos arquivos que deverão ser enviados.

Em seguida, informe o percentual de visitantes que verão a página na versão B, no campo Percentual do tráfego para a versão B, entre 0% e 100%. O valor de 0% faz com que somente a versão A seja exibida e o valor de 100% faz com que somente a versão B seja exibida.

Na sessão Design Mobile, aba Teste A/B, é possível determinar o percentual para a versão B que é apresentada quando o acesso é feito a partir de smartphones. Da mesma forma, na sessão Design Facebook, aba Teste A/B, é possível determinar o percentual para a versão B que é apresentada dentro do Facebook.

ATENÇÃO: Antes de alterar o percentual de 0%, clique nos ícones ao lado do campo Visualizar para navegar pelas versões A e B. Acesse todas as páginas de cada versão e faça pedidos de teste, para verificar se faltou mandar algum arquivo com o prefixo Abt.

Para acompanhar os resultados do teste, utilize os relatórios de visitação e de vendas que incluem o filtro Tipo Acesso.

Exemplos:
  • Visitantes no momento
  • Acessos diários no período
  • Funil de compra no período
  • Totais mensais de vendas no período
Obs: Para comparar os resultados com precisão, anote o período em que a versão B ficou no ar (data e hora inicial, data e hora final) e gere os relatórios filtrando por este período.