Divulgação da loja virtual

Checklist de implantação

 

Quando a loja virtual estiver pronta para receber pedidos, acesse a página Dados da loja no site administrativo, marque o campo Loja em produção e grave. Desta forma, será removida a mensagem que aparece ao entrar no site informando que está em implantação.

Antes de colocar a loja em produção, recomendamos que siga os seguintes passos:

 

1) Confira os dados da loja

Verifique se as informações nas páginas Dados da empresa e Dados da loja estão corretas, em especial os seguintes campos:

 

2) Capriche no design

Verifique todas as páginas da loja, clicando nos links existentes nos menus de navegação e navengando pelas páginas internas. Analise as seguintes questões:

  • O design está profissional, com leveza e uniformidade?

  • O texto está claro e bem escrito? Capriche em especial nas descrições dos produtos e nas páginas com informações aos clientes

  • Seu logotipo foi enviado e está com tamanho compatível com o design das páginas?

  • As cores e fontes de texto estão adequadas, com bom contraste e legíveis?

  • Todos os produtos têm fotos com qualidade e adequadas ao design?

  • O design é responsivo, ou seja, se adapta a qualquer tamanho de tela para facilitar a navegação do cliente?

Clique aqui para ver algumas dicas de personalização do design, com a lista de erros mais comuns.

O design da loja pode ser feito pelo próprio lojista ou pelo webdesigner de sua preferência. Recomendamos sempre a segunda alternativa para projetos mais elaborados. Caso necessite, clique aqui para ver a lista de webdesigners mais ativos no Fastcommerce.

 

3) Teste suas configurações de frete

Verifique se a loja disponibilizou corretamente suas opções de envio na página Envio & Frete do site administrativo. Verifique também se os campos Produtos remetidos a partir de e Origem das remessas estão corretamente preenchidos.

Faça vários pedidos de teste na loja para verificar se o cálculo do frete está de acordo com o peso dos produtos, com a localidade de envio e com o tipo de frete selecionado.

Veja como efetuar o cálculo de frete clicando aqui.

 

4) Verifique cada forma de pagamento da loja

Verifique na página Pagamentos do site administrativo se as configurações das formas de pagamentos estão corretas: boleto, cartões de crédito, parcelamentos, valores mínimos e máximos, descontos etc.

Faça pedidos com cada uma das formas de pagamento oferecidas. Em seguida, pague por estes pedidos, para ter certeza de que está tudo correto.

Clique aqui e veja todas as formas de pagamento disponíveis no Fastcommerce.

 

5) Deixe seu cliente bem informado

Verifique se o texto da página de Ajuda está de acordo com as políticas de entregas, garantias, cancelamentos, devoluções e reembolsos da loja.

Para personalizar este texto, envie a página Ajuda.htm para a pasta HTM da loja.

 

6) Divulgue sua loja em marketplaces

Diversos marketplaces estão integrados ao Fastcommerce e podem ajudar muito nas vendas da loja:

MilhoAzul.com

Todas as lojas que utilizam o Fastcommerce podem participar do MilhoAzul.com, sem custos adicionais. Normalmente o shopping ajuda bastante nas vendas de todas as lojas participantes. O site recebe cerca de 3 milhões de pageviews por mês e possui mais de 500 mil produtos cadastrados, em centenas de lojas participantes, o que posiciona o MilhoAzul.com como um dos maiores portais de venda do Brasil.

Veja mais informações nos artigos abaixo:

MercadoLivre

É possível integrar a loja virtual ao MercadoLivre, sincronizando o cadastro de produtos com os anúncios da loja virtual publicados no portal e recebendo os novos pedidos.

Pode-se importar para a loja virtual os anúncios já existentes no MercadoLivre e associá-los aos produtos cadastrados. De forma inversa, é possível criar novos anúncios no MercadoLivre, exportando produtos do cadastro da loja virtual.

Veja como vender no MercadoLivre clicando aqui.

Google Shopping

É possível gerar XML no formato exigido pelo Google para integrar o cadastro de produtos da loja virtual ao Google Shopping. Este site é muito mais do que um comparador de preços: permite a criação de listas de presentes, listas de compras, avaliação de produtos pelos usuários, resenhas, histórico de navegação etc.

Veja um exemplo de XML de produtos, gerado automaticamente pelo Fastcommerce no formato do Google Shopping.

Clique aqui para mais informações sobre a divulgação da loja em marketplaces.

 

7) Tenha cuidado com as fraudes

Clique nos links abaixo para saber mais sobre os tipos de fraudes mais comuns em lojas virtuais e como combatê-las:

Sugerimos conferir os dados cadastrais dos novos clientes que compraram com cartão através de pesquisa telefônica pelo InfoRisk. Se o CPF for mesmo do cliente, ligue no telefone que foi encontrado na pesquisa. Caso nenhum telefone tenha sido encontrado, ligue no telefone de cadastro se a compra tiver sido efetuada através dos cartões da REDECARD e retornou código "W" (somente para contratos AVS), ou para cartões VISA com transação autenticada pelo banco emissor.

Analise com atenção todas as informações, para só então remeter o pedido. Lembre-se: existem fraudes muito bem elaboradas, por isso todo cuidado é pouco! Para auxiliar nesta análise, utilize a ClearSale, a ferramenta de análise de risco mais utilizada pelas principais lojas virtuais do Brasil.

Em resumo: faça uma análise de risco cuidadosa antes de enviar qualquer pedido.

Clique aqui para conhecer nosso manual anti-fraude.

 

8) Integre a loja virtual aos sistemas da empresa

É possível integrar a loja virtual aos sistemas utilizados pela empresa para gerencias suas contas a pagar, contas a receber, emissão de notas fiscais, controle de fornecedores etc. A integração é feita através de API, HTML, XML ou através da troca de arquivos CSV.

A exportação é feita através dos relatórios, que geram saídas em HTML ou XML, ou através dos utilitários que geram CSV. A importação do cadastro atualizado de produtos pode ser feita pelos utilitários que geram CSV.

Para agilizar este processo, é possível utilizar a API de integração do Fastcommerce. Esta é a forma como trabalham as soluções de ERP que já estão integradas ao Fastcommerce, oferecendo suporte às necessidades operacionais de empresas de todos os tamanhos e segmentos, incluindo fluxo de caixa, gestão de pedidos, emissão de notas fiscais eletrônicas (NFe), controle de estoque e compras.

 

9) Conheça os processos de atendimento de pedidos

Faça VÁRIOS pedidos de testes na loja utilizando TODAS as formas de pagamento e formas de frete disponíveis, para se familiarizar com o processo de compra e com o fluxo de atendimento de pedidos pelo site administrativo da loja virtual.

Verifique em especial se as transações ocorrem até o final junto aos sistemas das entidades contratadas pela loja e se os pagamentos são listados e creditados para a sua empresa.

 

10) Divulgue a loja virtual

É fundamental criar um bom plano de divulgação para a loja. Clique aqui para ver nossas dicas.