Stone
A Stone (www.stone.com.br) é uma adquirente de meios de pagamento, autorizada pela Visa, MasterCard, Elo, Hipercard e AMEX a credenciar lojistas, processar e autorizar transações de cartão de crédito com essas bandeiras.

A empresa normalmente oferece taxas bastante atraentes para os lojistas, sendo portanto uma interessante alternativa às adquirentes mais antigas (Cielo e Rede).

Para utilizar em sua loja, entre em contato com a Stone para contratá-los e solicitar seu código de afiliação. Este código deverá ser preenchido na página Pagamentos, na seção Stone.

Nesta seção preencha também o campo Nome na fatura, que será exibido no extrato do comprador.

Obs: As bandeiras Visa e MasterCard são liberadas por padrão ao contratar Stone. Para transacionar com as bandeiras Hipercard, Elo e AMEX a loja deverá entrar em contato com meajudadigital@stone.com.br para solicitar a liberação no cadastro.

Escolha um dos seguintes modos de transação:

  • Transação e captura manuais:

    Os dados do cartão são gravados na ficha do pedido. A transação será feita posteriormente pelo lojista, através do botão Realizar transação. Este botão será exibido somente na ficha do pedido com status novo ou em aprovação. A transação deve ser realizada somente se o pedido passou na análise antifraude da loja.

  • Transação automática. Captura manual:

    Neste modo a transação ocorre ao término do pedido, de forma automática. É preciso que o lojista acesse a ficha do pedido para fazer a captura, através do botão Capturar transação, caso sua análise antifraude esteja OK.

  • Transação e captura automáticas:

    Neste modo, a transação e a captura ocorrem automaticamente ao final do pedido. Se o pedido não passar na análise antifraude da loja, será necessário cancelar a transação.

Para ativar a Stone, altere a tecnologia das bandeiras MasterCard e Visa para a opção Stone. Em seguida, faça pedidos de teste com as duas bandeiras para verificar se está tudo OK.

Sobre a transação

Uma transação é um código de 14 dígitos que é informado pela Stone e gravado na ficha do pedido.

A transação pode ter os seguintes status:
  • (1) não aprovada
  • (2) aprovada sem captura
  • (3) aprovada e capturada
  • (4) cancelada

Se a transação não for aprovada pela Stone ou for cancelada, é possível enviar uma mensagem para o cliente contendo um link para tentar novamente a aprovação.

Se tiver os dados do cartão ao cliente, acesse a ficha do pedido e aperte o botão Realizar transação. Este botão será exibido somente na ficha do pedido com status novo ou em aprovação.

Sobre a captura

A captura é necessária para que a transação seja efetivada pela Stone e posteriormente paga ao lojista.

Caso a captura não seja feita em até 5 dias, a transação será automaticamente cancelada pela Stone e portanto não será paga ao lojista.

Para capturar, acesse a ficha do pedido e aperte o botão Capturar transação. Para que este botão seja exibido, o status do pedido deverá ser Novo, Em aprovação ou Cancelado.

Sobre o cancelamento

Para cancelar uma transação, acesse a ficha do pedido e aperte o botão Cancelar transação. Para que este botão seja exibido, o status do pedido deverá ser Novo, Em aprovação ou Cancelado.

O cancelamento pode ser realizado somente no mesmo dia da transação. Após este período, entre em contato com a Stone para solicitar o estorno da transação.

Transações podem ser canceladas mesmo que já estejam capturadas.

ATENÇÃO: Antes de remeter qualquer pedido, consulte o Portal Stone para verificar se está tudo OK com a respectiva transação. Da mesma forma, antes de cancelar um pedido não aprovado, consulte o Portal Stone para verificar se a transação ocorreu sem que houvesse retorno para a loja.

Obs: Após configurar ou alterar a integração de qualquer forma de pagamento, faça pedidos de teste na loja virtual com esta forma de pagamento e confira os valores da transação nas fichas dos pedidos, nos LOGs dos pedidos e no site da forma de pagamento. Certifique-se de que a configuração e os valores estão corretos nas duas plataformas (loja virtual e forma de pagamento).