Meios de pagamento do Yapay
A Yapay é uma solução bastante abrangente de pagamentos online.

No Fastcommerce oferecemos dois tipos de integração:

  • Checkout Transparente: os dados do cartão de crédito são informados dentro da própria loja. Neste tipo de integração não ocorre o redirecionamento do cliente para o site da Yapay.
  • Boleto Bancário: o boleto é gerado ao final do pedido
  • Pix: o Pix para pagamento é gerado ao final do pedido

Para utilizar, acesse o site da Yapay para se cadastrar. Depois de ter feito o cadastro, acesse o site administrativo da Yapay e clique na seta no canto superior direito e selecione a opção Minha conta. Copie o Token que consta em Dados pessoais e cole no respectivo campo na seção Yapay da página Pagamentos do site administrativo da loja virtual.

Após realizar o cadastro na Yapay envie mensagem para comercial@yapay.com.br informando que a loja utiliza o Fastcommerce e negocie as taxas que serão cobradas da loja.

Caso queira emitir boletos ou gerar Pix pela Yapay, altere também os campos Aceita das seções Boleto bancário e Pix para Yapay.

Para utilizar o Checkout Transparente, marque o campo Aceita e escolha as bandeiras que serão transacionadas via Yapay na coluna Tecnologia da seção Cartões de crédito, em seguida, faça pedidos de teste com as bandeiras para verificar se está tudo OK.

ATENÇÃO: Para configurar parcelamento com juros na Yapay (Checkout Transparente), a loja deve cadastrar juros de 1,99 ou os juros que está acordado com a Yapay nos parcelamentos da loja para que os valores do parcelamento exibido na loja seja igual ao valor que será cobrado do cliente pela Yapay. Caso informe valor diferente de juros, o valor exibido ao cliente na loja será diferente do cobrado pela Yapay.

Certifique-se qual é a taxa que está configurada em sua conta na Yapay antes de ativar as formas de pagamento da Yapay em sua loja.

Altere também o campo Parcelamento máx. sem juros de acordo com a configuração feita na Yapay (Yapay > Configurações > Parcelamento de vendas). Por exemplo, se configurar na Yapay até 5x sem juros, ao cadastrar os juros nos parcelamentos dos cartões na loja, coloque sem juros até o parcelamento de 5x também. Obs: Neste caso, o valor referente aos juros do parcelamento será descontado do vendedor juntamente à retenção.

Marque o campo Enviar cálculo adicional de juros apenas se a loja trabalha com a opção de recebimento pela tabela FLUXO da Yapay, caso receba pela tabela padrão não marque este campo, caso contrário os valores calculados pela Yapay para o pedido ficarão incorretos.

A integração da Yapay exige que seja enviado o telefone do cliente com DDD. Para garantir que isto ocorra, acesse a página Dados da loja e altere o campo Restrição a telefones para a opção DDD obrigatório.

Nas duas formas de integração, clique no ícone ao lado do campo Alteração de status para definir ações automáticas que ocorrem quando a Yapay aprova ou cancela as transações.

Sobre a transação

Uma transação é um código numérico informado pela Yapay e gravado na ficha do pedido.

A transação pode ter os seguintes status:
  • AGUARDANDO PAGAMENTO
  • EM PROCESSAMENTO
  • APROVADA
  • CANCELADA
  • EM CONTESTAÇÃO
  • EM MONITORAMENTO
  • EM RECUPERAÇÃO
  • REPROVADA
Clique aqui para ver mais detalhes sobre o significado de cada status da transação na Yapay.

Se a transação não for aprovada pela Yapay ou for cancelada, é possível enviar uma mensagem para o cliente contendo um link para tentar novamente a aprovação.

Se tiver os dados do cartão do cliente, acesse a ficha do pedido e aperte o botão Criar transação. Este botão será exibido somente na ficha do pedido com status novo ou em aprovação.

Sobre o cancelamento

Para cancelar uma transação, acesse a ficha do pedido e aperte o botão Cancelar. Para que este botão seja exibido, o status do pedido deverá ser Novo, Em aprovação ou Cancelado.

ATENÇÃO: Antes de remeter qualquer pedido, consulte o Portal Yapay para verificar se está tudo OK com a respectiva transação. Da mesma forma, antes de cancelar um pedido não aprovado, consulte o Portal Yapay para verificar se a transação ocorreu sem que houvesse retorno para a loja.

Obs: Após configurar ou alterar a integração de qualquer forma de pagamento, faça pedidos de teste na loja virtual com esta forma de pagamento e confira os valores da transação nas fichas dos pedidos, nos LOGs dos pedidos e no site da forma de pagamento. Certifique-se de que a configuração e os valores estão corretos nas duas plataformas (loja virtual e forma de pagamento).